quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quarta e quinta quentes - CB e LA

Dois gols de diferença. Vantagem para o time que jogou a primeira em casa. Desvantagens para os gaúchos. Decisão em Porto Alegre. Mais semelhanças? No fim...

Internacional x Corinthians

O resultado do 1° jogo vai forçar as duas equipes a fugirem de suas características.

O Inter gosta de parar o jogo no meio de campo. Sai rápido para o contra-ataque. Marca e ataca em bloco. Mas vai ter que jogar com mais paciência e, ao invés de explorar os espaços vazios, terá de criá-los. A pressão da torcida colorada será insana.

O Timão gosta da posse de bola, de rodar mais o jogo. Tem contra-ataque forte também, joga em velocidade. Mas é um time que não marca tão bem. E a marcação será esencial para segurar o ímpeto do Inter. Mano vai ter que lembrar de como é montar um bom ferrolho sem ser passivo.

Minha aposta? Corinthians campeão da Copa do Brasil.

Grêmio x Cruzeiro

O Tricolor Gaúcho gosta muito da bola parada e de jogadas aéreas. A dupla Tcheco e Souza sabe cadenciar o jogo e chegar perto da área para finalizar. Mas o time é previsível. Autuori vai apostar na pressão das bolas na área e no caldeirão do Olímpico.

A Raposa joga um futebol insinuante. O meio-de-campo roda a bola e se movimenta muito. Os laterais participam bem o jogo, em diagonal principalmente. O time chuta de longe, entra tabelando, aposta em cruzamentos. Completinho. É a hora de mostrar poder de decisão e experiência.

Dá Cruzeiro na final da Libertadores.

---------------------------------------------
Lembra das semelhanças?

Planejamento. Em maior ou menor nível, os quatro clubes são afeitos às estratégias de longo prazo e a um trabalho racional. Sem atrasos de salário, boas condições de treinamento, contratações balanceadas, boa observação de mercado e revelação de jogadores.

Gaúchos apostam na adesão em massa dos sócio-torcedores para gerar receitas fixas. Além disso, gostam de trabalhar com calma, investindo na base e na recuperação de atletas desgastados em outros centros. Ah, e um espírito (gerencial e cultural) agregador, de união e espírito de guerrilha.

o Corinthians, em um forte projeto de Marketing (leia-se Ronaldo), que não interfere na rotina de campo. E também sabe contratar. Tem projeto para jogar e para ganhar dinheiro.

No Cruzeiro, a melhor característica é saber trazer atletas "úteis", operários com boa técnica, e mesclá-los aos talentos da casa, além de, eventualmente, trazer um bom jogador com idade para futura revenda.

Fora os protagonistas desta quarta-feira, o futebol brasileiro pode contar com a solidez do São Paulo (apesar da crise atual), e só. O resto, depende de lampejos esporádicos.

Na era dos pontos corridos, o primeiro escalão é este.

Um comentário: