quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como robar dulce de chiquitos...

Agora, são 22 Libertadores para lá, e 13 para cá.

Quer mais?

Vices: 8 deles, 15 nossos. Ou seja: chegamos em finais quase tanto quanto eles, mas, na hora do vamoos ver, eles "veem" mais.

Brasil x Argentina:

Brasil 3: (Santos 1962, Cruzeiro 1976 e São Paulo 1992)

Argentina 9: (Estudiantes 1968, Independiente 1974, Boca 1977, Independiente 1984, Vélez 1994, Boca 2000, Boca 2003, Boca 2007, Estudiantes 2009)

Derrotas decidindo em casa (sem contar as duas finais entre brasileiros):

Brasil 8 x 2 Argentina

A nós, brasileiros, resta falar que a seleção deles não engraxa a nossa chuteira.

É, não engraxa mesmo.

Mas se formos olhar a Copa América...

Bom, deixa pra lá.

Cruzeiro cai diante da soberba

Henrique arrisca, a bola desvia e entra no canto do goleiro. Cruzeiro 1 a 0. Mineirão lotado. Adversário acuado, sem conseguir sair muito para o jogo. O que fazer?

Bem, vou dizer o que foi feito pelo Cruzeiro.

Achou que a partida estava dominada. Ao invés de aproveitar o embalo e empurrar os argentinos para dentro do gol, tocou a bola para deixar o tempo passar. Isso, aos 6 minutos do segundo tempo.

E veio a displiscência. Verón - logo ele - recebe sozinho na linha do meio de campo. Corre em diagonal e descobre o lateral Cellay livre na direita. Sem ser muito incomodado, ele cruza. A bola passa por todo mundo, menos por Fernández. E passa por Fábio. Partida empatada aos 12 do segundo tempo.

Pacientemente, o Estudiantes foi arrumando uma faltinha aqui, parando o jogo ali. Escanteio. Verón cobra, a zaga celeste novamente cochila e a bola dorme mansa na rede após cabeceio de Boselli, artilheiro da Libertadores com 8 gols. Virada dos Pinchas aos 27 da etapa final.

Daí para frente foi o desespero da talentosa, porém, pouco malandra equipe brasileira contra a previsível, porém, estrategista equipe argentina. Mais uma taça nas mãos deles.

Esta conquista foi a quarta do Estudiantes na Libertadores. Mais do que qualquer time brasileiro. Isso porque, no geral, está atrás de outras duas equipes portenhas - Independiente (7) e Boca Juniors (6).

Falando em números, se somandos os títulos dessas duas esquadras, iguala-se com o total de todas as equipes brasileiras (13).

Por que?

Pois os argeentinos sabem jogar esta competição. Sabem decidir. Pelo simples fato de que não enxergam a partida como a simples busca de um gol. Para eles, é guerra. Por espaços, pela bola. Por um lateral. Passional e cerebral. Tesão e raciocínio. E, muitas vezes, talento também.

A diferença básica é que o brasileiro gosta de jogar bola - e dar show, se possível. Já o argentino, antes de tudo, não gosta de perder.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quarta e quinta quentes - CB e LA

Dois gols de diferença. Vantagem para o time que jogou a primeira em casa. Desvantagens para os gaúchos. Decisão em Porto Alegre. Mais semelhanças? No fim...

Internacional x Corinthians

O resultado do 1° jogo vai forçar as duas equipes a fugirem de suas características.

O Inter gosta de parar o jogo no meio de campo. Sai rápido para o contra-ataque. Marca e ataca em bloco. Mas vai ter que jogar com mais paciência e, ao invés de explorar os espaços vazios, terá de criá-los. A pressão da torcida colorada será insana.

O Timão gosta da posse de bola, de rodar mais o jogo. Tem contra-ataque forte também, joga em velocidade. Mas é um time que não marca tão bem. E a marcação será esencial para segurar o ímpeto do Inter. Mano vai ter que lembrar de como é montar um bom ferrolho sem ser passivo.

Minha aposta? Corinthians campeão da Copa do Brasil.

Grêmio x Cruzeiro

O Tricolor Gaúcho gosta muito da bola parada e de jogadas aéreas. A dupla Tcheco e Souza sabe cadenciar o jogo e chegar perto da área para finalizar. Mas o time é previsível. Autuori vai apostar na pressão das bolas na área e no caldeirão do Olímpico.

A Raposa joga um futebol insinuante. O meio-de-campo roda a bola e se movimenta muito. Os laterais participam bem o jogo, em diagonal principalmente. O time chuta de longe, entra tabelando, aposta em cruzamentos. Completinho. É a hora de mostrar poder de decisão e experiência.

Dá Cruzeiro na final da Libertadores.

---------------------------------------------
Lembra das semelhanças?

Planejamento. Em maior ou menor nível, os quatro clubes são afeitos às estratégias de longo prazo e a um trabalho racional. Sem atrasos de salário, boas condições de treinamento, contratações balanceadas, boa observação de mercado e revelação de jogadores.

Gaúchos apostam na adesão em massa dos sócio-torcedores para gerar receitas fixas. Além disso, gostam de trabalhar com calma, investindo na base e na recuperação de atletas desgastados em outros centros. Ah, e um espírito (gerencial e cultural) agregador, de união e espírito de guerrilha.

o Corinthians, em um forte projeto de Marketing (leia-se Ronaldo), que não interfere na rotina de campo. E também sabe contratar. Tem projeto para jogar e para ganhar dinheiro.

No Cruzeiro, a melhor característica é saber trazer atletas "úteis", operários com boa técnica, e mesclá-los aos talentos da casa, além de, eventualmente, trazer um bom jogador com idade para futura revenda.

Fora os protagonistas desta quarta-feira, o futebol brasileiro pode contar com a solidez do São Paulo (apesar da crise atual), e só. O resto, depende de lampejos esporádicos.

Na era dos pontos corridos, o primeiro escalão é este.

Blog em movimento

Nem que seja parado. Me proponho, neste espaço, a falar das minhas paixões e partilhar minhas opiniões sobre futebol, música, política, economia, filosofia barata, vida na cidade, internet, besteiras da internet, etc.